Quantas vezes devo testar a minha glicose no sangue?

How often should I test my blood glucose

A frequência com que precisa de testar o seu nível de glicose vai depender do seu tratamento actual. A equipa médica que o acompanha será capaz de ajudá-lo a decidir quando e como deve realizar os testes. As informações que se seguem contêm algumas orientações que podem ser utilizadas para aconselhar as pessoas sobre a frequência com que devem testar os seus níveis de glicose no sangue.

Se está a fazer insulinoterapia

Se estiver a fazer tratamento com insulina (insulinoterapia), precisa de ter a certeza de que está a administrar a dose correcta. Tenha como objectivo verificar os seus nívels de glicemia duas ou três vezes por dia quando começar a usar insulina. O medidor será capaz de o ajudar a determinar a quantidade de insulina necessária para que a sua glicose esteja num nível aceitável. O seu profissional de saúde deverá indicar qual o seu nível ideal de glicose pela manhã e após as refeições.

Se estiver a controlar a diabetes com dieta e exercício físico e/ou comprimidos de metaformina ou sensibilizadores de insulina

Se está a controlar a sua diabetes através do estilo de vida, tomando metaformina, ou outros medicamentos para a diabetes como glitazonas, pode não ser essencial testar os seus níveis de glicemia em casa. No entanto, os testes são uma maneira útil de descobrir os efeitos de diferentes actividades, alimentos e bebidas nos seus níveis de glicose. Os testes podem ajudá-lo a tomar decisões sobre o seu estilo de vida. Pode utilizar o seu medidor duas ou três vezes por semana, em diferentes alturas do dia e a seguir a diferentes actividades.

Se estiver a tomar comprimidos de sulfonilureias para diminuir a glicemia

Comprimidos de sulfonilureias podem ajudá-lo a produzir mais insulina, o que pode provocar, em contrapartida, um baixo nível de glicemia (hipoglicemia). Pode ser necessário testar com mais frequência, se estiver com sintomas de hipoglicemia. A sua equipa médica será capaz de lhe dar mais conselhos sobre este assunto e encontrará nos resultados dos testes grande utilidade para decidir a melhor dose de sulfoniluréia para si.

0