De onde vem a glicose no sangue?

A glicose no sangue provêm dos hidratos de carbono das suas refeições.Os hidratos de carbono incluem açúcar e alimentos com amido, tais como pão, massas e arroz. Quando come, os hidratos de carbono passam do estômago para o intestino delgado, onde são decompostos em glicose.

O corpo converte parte da glicose num químico chamado "“glicogénio”, que se armazena no fígado e nos músculos. A restante glicose irá viajar através da corrente sanguínea para fornecer combustível para células e órgãos do corpo. Esta é a glicose que mede quando faz o teste do seu nível de glicemia. O seu cérebro e as células do corpo necessitam da energia obtida da glicose paratrabalharem, por isso é importante que o seu nível de glicemia esteja dentro de um intervalo de valores saudáveis.

Durante uma refeição e nas duas a três horas seguintes, os hidratos de carbono na sua alimentação serão usados para alimentar as suas células e o seu corpo. Depois disso, o seu nível de glicemia começa a cair. O fígado converte então o glicogénio armazenado de novo em glicose e envia-a para a circulação sanguínea. Se não tiver comido durante um longo período de tempo e o armazenamento de glicogénio, se esgotar, o seu corpo converterá a gordura e as proteínas armazenadas em glicose. Este processo chama-se "neoglicogénese".

Assim, existem três maneiras de a glicose entrar na corrente sanguínea:

  1. A principal fonte de glicose da circulação sanguínea é dos hidratos de carbono que come.
  2. O seu corpo converte parte da glicose dos hidratos de carbono que come em glicogénio, que é armazenado no fígado. Se o seu nível de glicose baixar muito, o fígado converterá o glicogénio outra vez em glicose e enviá-lo-á para a circulação sanguínea, para aumentar o seu nível de glicose no sangue.
  3. Quando não há abastecimento de hidratos de carbono na dieta e o armazenamento de glicogénio se esgota, o nível de glicemia baixa. O seu corpo converte a gordura e as proteínas armazenadas em glicose. Este processo chama-se "neoglicogénese".
3.83784
baseada em 37 votos atribuídos.