Vamos começar pelo princípio

Tem diabetes, e agora? 
Não está sozinho. De acordo com a Federação Internacional da Diabetes (IDF), foi estimado que em 2015 um em cada 11 adultos tivesse diabetes, e que um em cada dois não foi sequer diagnosticado. O diagnóstico da diabetes é um primeiro passo importante no sentido de ter a doença sob controlo. Descobrir que tem diabetes pode ser um choque e esmagador. A OneTouch.pt, está aqui para ajudar. Este site foi concebido para o ajudar a aprender mais sobre a doença: irá encontrar informação sobre a importância da monitorização da glicose no sangue e de tomar os seus medicamentos prescritos - sejam comprimidos ou injetáveis, incluindo insulina. Vamos explicar as noções básicas de uma alimentação saudável e de ser fisicamente ativo. Vamos mostrar-lhe algumas coisas que deve ter em atenção, e ajudá-lo a aprender como cuidar de si para ajudar a reduzir o risco de complicações. Em resumo, estamos aqui para si durante a sua viagem com a diabetes, passo a passo. 
Sim, a sua vida está prestes a mudar, mas quando gere com sucesso a diabetes a sua saúde melhora a curto prazo e as hipóteses de complicações a longo prazo diminuem: pode viver uma vida mais longa e mais saudável.
Não espere a perfeição. Não é uma corrida ou competição. Comprometa-se apenas a fazer o seu melhor. Diga a si mesmo que vale a pena. Estaremos consigo em todos os passos da caminhada.

O que é a diabetes?

A diabetes é uma condição crónica (longa duração) que surge quando o corpo não produz insulina suficiente ou não pode usar a insulina. A insulina é uma hormona produzida no pâncreas, que é necessária para transportar a glicose (açúcar) do sangue para as células do corpo, onde é usada como energia. Quando a insulina não está presente ou está a funcionar incorretamente, a glicose permanece no sangue. É por isso que a diabetes é diagnosticada pela observação de níveis elevados de glicose no sangue.

Com o tempo, os níveis elevados de glicose no sangue (conhecido como hiperglicemia) podem causar danos em muitos tecidos do organismo, levando ao desenvolvimento de complicações debilitantes e potencialmente fatais.

Diabetes tipo 1
Na diabetes tipo 1, o sistema imunitário do organismo ataca as células produtoras de insulina no pâncreas. Como resultado, o organismo não pode produzir a insulina de que precisa. Porque é que isto acontece não é completamente conhecido ou compreendido. A doença pode afetar pessoas de qualquer idade, mas normalmente manifesta-se em crianças ou jovens adultos. As pessoas com este tipo de diabetes necessitam de insulina todos os dias para controlar os níveis de glicose no seu sangue. Sem insulina, uma pessoa com diabetes tipo 1 não sobreviveria. Mas com um tratamento diário de insulina, monitorização regular dos níveis de glicose no sangue, alimentação saudável e um estilo de vida saudável, uma pessoa com diabetes tipo 1 pode levar uma vida normal.1

Diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes. Normalmente manifesta-se em adultos, mas é cada vez mais vista em crianças e adolescentes. Na diabetes tipo 2, o corpo é capaz de produzir insulina, mas torna-se resistente à insulina de forma que esta deixa de trabalhar adequadamente. Com o tempo, os níveis de insulina podem tornar-se demasiado baixos para ser eficaz. Tanto a resistência à insulina como níveis baixos de insulina podem conduzir a níveis altos de glicose no sangue.1

Ao contrário das pessoas com diabetes tipo 1, muitas pessoas com diabetes tipo 2 podem não necessitar de tratamentos de insulina diários para sobreviverem. O tratamento essencial para a diabetes tipo 2 incluí a adoção de um plano alimentar saudável, aumentar a atividade física, controlo do peso corporal e, se necessário, a toma de medicamentos para a diabetes. Estão disponíveis uma série de comprimidos bem como terapias injetáveis, incluindo, quando necessário, insulina, para ajudar no controlo dos níveis de glicose no sangue para pessoas com diabetes tipo 2.




1. IDF Diabetes Atlas (7th Ed.) (2015). Bruxelas, Bélgica: Federação Internacional da Diabetes

5
baseada em 1 voto atribuído.